Em 08 de abril de 1972, Francisco Sachs funda um dos maiores grupos escoteiros da cidade de São Paulo, inicialmente conhecido com o nome de Joana D’Arc, grande nome histórico e reconhecida por sua coragem e determinação, que também inspirou as cores do lenço oficial do grupo, o azul e o vermelho, cores presentes em seu manto e na bandeira da França, terra cujo a liberdade defendeu com toda sua devoção.
Posteriormente teve o nome alterado para Grupo Escoteiro Paineiras em homenagem a um marco histórico do Butantã e já na década de 80, figurou entre os maiores grupos escoteiros do Brasil.
Durante muitos anos o Paineiras ocupou diversos espaços dentro da USP (Universidade do Estado de São Paulo), especialmente a Escola de Aplicação da USP, tornando-se rapidamente um grupo escoteiro de referencia e até os dias de hoje um dos mais tradicionais da região do Butantã.
Desde de 2005 estamos sediados junto a escola estadual Alberto Torres, ao lado do Instituto do Butantã.
Ao longo de todos estes anos, o G.E. Paineiras vem contribuindo ativamente para o crescimento do escotismo e primordialmente levando aos jovens que por aqui passam, através do método escoteiro, valores que os tornam pessoas melhores em nosso mundo.
Primórdios do Grupo
De acordo com a ficha de registro dos arquivos da UEB, o Grupo Escoteiro Paineiras foi fundado em 1972 por Francisco Sachs, com suas atividades no Colégio Joana D’Arc, que deu origem ao primeiro nome do Grupo, pouco tempo depois a sede foi estabelecida no Parque Infantil Monte Castelo, próximo a USP. Infelizmente nossos livros de atas não registram os dados históricos sobre este período, mas temos alguma memórias fotográficas de alguns desses momentos.
Nossos primeiros registros oficiais dão conta que em 14 de janeiro de 1978 , assumiu o cargo de Chefe de Grupo o Sr. João D’Alessandro, tendo, tendo ainda os seguintes dirigentes: Francisco Sachs, Teruo Shiromoto, Maria de Lourdes
Goes Müller, Paulo Yokota, Toshiya Katsuda, Waldir Ramos Shleder e João Bortovelo.
Em 17 de junho de 1978, ainda no Parque Infantil Monte Castelo, conforme consta em nosso livro de atas foi fundado o Distrito Bandeirante IARE, tendo a esposa do Chefe Francisco, a Sra. Edith Beatriz como presidente do Colégio e a Sra. Beatriz Vera Pozzi como Coordenadora do Distrito.
Tempos de Mudança
Depois de algum tempo foi identificada a existência de um Grupo escoteiro que já era denominado Joana D’Arc, e foi preciso procurar um novo nome. Nessa época havia uma lindíssima Paineira no encontro da Av.Francisco Morato com a Av. Vital Brasil, que foi cortada em 1974 e em homenagem a ela, passamos a nos identificar orgulhosamente como Grupo Escoteiro Paineiras – 229SP.
Em 24 de junho de 1978 o Grupo Escoteiro Paineiras se mudou para a Escola de Aplicação da USP. A figura marcante nesta época passou a ser do Chefe Francisco Sachs, que se tornaria grande líder e Emérito de nosso Grupo.
No ano de 1996, nova mudança e o G. E. Paineiras foi para a ACADEPOL – Academia de Polícia, na própria USP, sendo ali denominado como sede de atividades e tendo como sede social à residência na Rua Santa Bibiana, 320 (carinhosamente denominada – a casa da “Chefe ANA”).
Em 2002, ano em que o Grupo Escoteiro Paineiras comemorou os 30 anos de Movimento Escoteiro, e momento em que um dos anseios de toda uma geração de escotistas era ter a sede do Grupo centralizada. A Diretoria e Chefia iniciou todo um processo em busca de um local apropriado para desenvolver as atividades. Em visita ao Instituto Butantan, através do Chefe Caio, entramos em contato com a ASIB, a Associação dos Servidores do Instituto, presidida pelo Sr. Carlos Valério, e recebemos o parecer favorável para termos a sede instalada junto às dependências da ASIB. Assim, em Dezembro de 2002, realizamos mais uma mudança e nos transferimos para o Instituto Butantan.
No ano de 2005, por necessidades de espaços para o desenvolvimento de pesquisas, foi solicitado nossa saída. Novamente, a Diretoria e Escotistas saíram a campo para encontrar um novo lugar. Depois de algumas opções, a Escola Estadual Alberto Torres, através do seu Diretor Sr. Washington, nos cedeu um espaço, bem destruído mas no qual a Diretoria viu um futuro promissor. Depois de uma longa reforma, realizamos mais uma mudança, era Agosto de 2005, agora para uma sede ampla e com os desejos de cada ramo em sua sala.
20/06 – Acampamento do G.E. Paineiras – VIKINGS – Sitio Santo Sudário Juquitiba/SP 15/11 – Petar – Acampamento de Tropas – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – Iporanga/SP 16/02 – Levantamento de animais peçonhentos da região – Instituto Butantã 30/03 – Trilha Serra da Cantareira – Núcleo Pedra Grande 09/07 – Desfile 09 de Julho – Pq Ibirapuera 01/09 – Desfile Cívico 2019 Semana da Patria – Praça Panamericana 21/09 – Corrida de Carrinho de Rolimã – Butantã 29/11 – Tamashii Taiko – Tambores japoneses – G.E. Falcão Peregrino – Butantã JOTI 2020
Em 2020 iniciamos mais uma grade reforma, todos que puderam ajudaram nesse processo, mais unidos e com nossas raízes cada vez mais fortes, aprimoramos nossa Sede e ampliamos o espaço para as atividades dos jovens, mas em meio a essa reforma chegou o maior dos desafios que poderíamos imaginar, vinda de seres microscópicos, mas com a força de parar o mundo e conseguir mudar todo o panorama mais apreciado pelo nosso movimento, as atividades ao ar livre!
Nossa Sede ficou pronta, mas tivemos que nos adaptar a uma realidade sem ela, sem nossos jovens livres ao vento, se divertindo e aprendendo pela vasta área verde que somos agraciados.
Nosso mundo virou de cabeça pra baixo e não só o nosso grupo, mas todo o Movimento Escotista precisou se reordenar e dentro do espírito desbravador, aprender a viver e seguir com as atividades virtualmente.
2021 chegou, e a situação permaneceu a mesma, com a necessidade de manter o distanciamento social para a segurança de todos. Seguimos o trabalho incessante para manter vivo em nossos jovens o espírito Escotista, com a reformulação das atividades, agora voltadas para a plataforma digital, sempre dentro do objetivo de propiciar aos jovens o máximo de oportunidades para o desenvolvimento de suas habilidades, mediante a realização de atividades que propiciem a aquisição das competências necessárias para a progressão dos jovens conforme o seu ramo.
Todos os Chefes, Escotistas, Pais, Amigos e membros Juvenis são parte fundamental desse trabalho e seguem no trabalho para o engrandecimento do Movimento Escoteiro e do nosso GRUPO ESCOTEIRO PAINEIRAS.
Avante!!! Sempre Alerta, para fazer o Melhor Possível!
Grito do G.E.Paineiras
Apicuará!
Qüé! Qüé! Qüé!
Maxacali!
Xingu! Xingu! Xingu!
Tupancy! Tupancy! Tupancy!
Ahhhhhhh Paineiras!
Grupo! Paineiras!
Grupo! Paineiras!
Grupo! Paineiras!
Venha participar dessa aventura conosco!
Grupo Escoteiro Paineiras
Há 50 anos, construindo um mundo melhor.
Localização
Av. Vital Brasil, 1260 – Butantã – São Paulo/SP
Anexo a Escola Alberto Torres.
Assim que tudo estiver Bem, atividades aos sábados a partir das 14h.